PUMA: História, Black Power, Puma Suede e o Streetwear

O começo Puma se inicia no ano de 1948, numa pequena cidade alemã, quando Rudolf Dassler briga com seu irmão e resolve fundar sua empresa para produção de artigos esportivos. O primeiro lançamento foi de uma chuteira, onde se iniciou seu duradouro relacionamento com o futebol. Posteriormente, em 1962, com um ritmo acelerado de crescimento e se destacando pelo mundo, a Puma exportava seus produtos para 100 países aproximadamente.
A ascensão da cultura hip-hop nos anos 80 foi um ponto de inflexão para a Puma no streetwear. Artistas de hip-hop, como os B-boys, começaram a usar os produtos da Puma, particularmente o Puma Suede, em suas performances e no dia a dia. Essa adoção orgânica ajudou a cimentar a posição da Puma na moda urbana.
Puma Suede, um clássico que completou 56 anos agora em 2024. Um tênis desenvolvido para a prática de basquete com inovação na escolha de material. Um ícone do hip-hop, maior clássico de uma marca cheia de história. Sua história começa em 1968, quando ele foi criado para a prática do basquete trazendo uma grande novidade: sua construção em camurça, no mesmo ano, durante os Jogos Olímpicos da Cidade do México, o velocista americano Tommie Smith quebrou o recorde mundial dos 200m rasos calçando um modelo da marca e recebeu sua medalha com o Puma Suede. Em um gesto memorável, ao subir ao pódio, descalçou-se e ergueu o punho, em homenagem ao movimento Black Power.

 

Nos anos 2000, a Puma começou a se concentrar em colaborações estratégicas para revitalizar sua imagem no streetwear. Parcerias com designers e celebridades, como Rihanna, Jay-Z e a marca de streetwear japonesa BAPE, ajudaram a Puma a se reconectar com o mercado jovem e moderno.Em 2014, a Puma assinou um contrato com a cantora Rihanna, que se tornou a diretora criativa da linha feminina. A parceria com Rihanna trouxe uma nova onda de popularidade para a marca, especialmente com o lançamento da linha Fenty Puma, que combinava moda de alta costura com estilo de rua.- *Colaborações com Designers e Celebridades*: Além de Rihanna, a Puma também colaborou com outras figuras influentes do mundo da moda e da música. Jay-Z foi nomeado diretor de criação de operações de basquete da Puma, reforçando a conexão da marca com a cultura urbana e o streetwear. Colaborações com designers como Alexander McQueen e o artista gráfico Jeff Staple também ajudaram a fortalecer a presença da Puma no mercado de streetwear.

 

Conta pra gente, qual é seu PUMA preferido ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *