
Filho de imigrantes ganeses, Virgil Abloh nasceu em 30 de setembro de 1980, em Rockford, cidade nos arredores de Chicago, nos Estados Unidos. Sua mãe era costureira e foi ela quem lhe deu as primeiras lições de moda. No entanto, realizando o sonho de seu pai optou por graduar-se em engenharia civil pela Universidade de Wisconsin-Madison em 2002 e recebendo mestrado em arquitetura pelo Instituto de Tecnologia de Illinois, em 2006. Em 2009, após seu casamento, ele finalmente entrou para valer no mercado da moda, embarcando em um estágio de seis meses na Fendi, em Roma, ao lado de Kanye West. A dupla havia se conhecido em 2002, após o designer Don’C descobrir seu talento artístico em uma gráfica e introduzi-lo ao círculo de Ye (apelido de Kanye). Sua longa parceria criativa com Kanye West foi fundamental para o reconhecimento do rapper como artista genial. Customizando peças de um estoque morto da Ralph Lauren e depois vendendo ao publico como upcycling, o designer criou a controversa Pyrex Vision. Em 2013, fundou a Off-White, sua grife de streetwear de luxo, logo no começo, as aspas se tornaram uma assinatura de Virgil e da marca, sempre acompanhando de maneira irônica a descrição óbvia das peças – “raincoat” (capa de chuva), “shoelaces” (cadarços), “wallet” (carteira), seja apenas na etiqueta ou literalmente estampando o item. Não demorou para que começassem a surgir colaborações com outras marcas, incluindo itens de decoração, perfumes e espetáculos de dança, sempre com Virgil Abloh no comando. A lista é grande, mas alguns dos destaques são: Nike, Levi’s, Doctor Martens, IKEA, Champion, The Ballet Composer’s Holiday, Takashi Murakami dentre outros nomes.
が、が-736x613.jpeg)
Depois de várias colaborações com marcas e artistas em 2015, 2016 e 2017, aonde foi marcado na sua carreira profissional, a Off-White é nomeada finalista do prestigiado prêmio LVMH, tornando Virgil o único estadunidense a alcançar esse feito, Virgil em 2018 foi chamado para comandar a linha masculina da Louis Vuitton, ele foi nomeado diretor artístico das coleções de roupas masculinas da Louis Vuitton, sendo o primeiro estilista negro a ser contratado tanto pela maison, quanto pelo conglomerado LVMH. O primeiro desfile de Virgil à frente da Louis Vuitton foi realizado no Palais-Royal, na semana de moda masculina de Paris. A passarela teve os rappers Playboi Carti, ASAP Rocky, Kid Cudi desfilando junto a outros 14 modelos, todos negros. Naomi Campbell, Kim Kardashian e Rihanna já vestindo um look Virgil Abloh para LV, eram algumas das estrelas na primeira fila. Foi uma estreia positiva, deixando claro novos ares que sopravam na maison. Em 2021, o mundo da moda infelizmente se despediu de Virgil, ele vinha combatendo um câncer raro, e com seus 41 anos, ele deixou um marco para todos, tanto dentro da moda, quanto fora dela, com sua criatividade e seu desejo de mudar o olhar das coisas que a vida nos mostras.
Eu como um designer em formação, admiro e me inspiro em seus trabalhos e formas de criar, um designer que vai deixar uma tela branca no mundo da arte, aonde não vai ser preenchida, pois seu criador não está mais para pintar suas obras, meu agradecimento pelos seus feitos e criações, Obrigado Virgil. “Virgil is Here”